Dicas para tornar uma empresa mais sustentável!
- Gabriella Vaz
- 9 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de out. de 2021
Uma empresa com características sustentáveis adere o que é conhecido como tripé da sustentabilidade, envolve três aspectos elementares da administração empresarial: social, ambiental e financeiro.

1. Utilizar menos descartáveis
Para se ter ideia um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor. Além do longo período de decomposição os descartáveis em geral ainda podem continuar por aí só que em outro formato, os micro plásticos estão presentes principalmente no mar. Essas pequenas partículas vem trazendo grandes prejuízos a cadeia alimentar de espécies marinhas.
2. Consuma menos papel, aderindo documentação eletrônica.
Segundo a Propel no Brasil o consumo de papel é de 4 Kg por habitante/ano, enquanto nos países desenvolvidos varia entre 12 a 18 Kg por habitante/ano.
3. Conscientize e eduque a equipe
A conscientização e educação ambiental dentro de empresas busca promover a consciência ambiental nos funcionários das empresas, fazendo com que dessa forma os colaboradores possam aprimorar a percepção, e estreitar a relação com o meio ambiente.
4. Racionalizar o uso dos recursos naturais
Racionalizar é o melhor alternativa para o uso consciente dos recursos. Para reduzir o nível de desperdícios de tempo, energia e matéria prima, a fim de obter o êxito, por meio da conscientização da importância dos recursos, aumentando assim a produtividade pessoal e coletiva da organização.
5. Adotar escolhas ambientalmente corretas na produção
Segundo, Geislaine Ramos em seu artigo sobre: "Produção sustentável :práticas que podem moldar o futuro.". Cita alguns pontos importantes, no qual empresas deveriam aderir para uma produção mais sustentável.
Diminuir os impactos ambientais;
Utilizar os recursos naturais de maneira racional;
Evitar desperdícios;
Desenvolver produtos que visem a preocupação com o meio ambiente;
Aproveitar as fontes de energia limpas e renováveis;
Promover a coleta seletiva na organização;
Instalar equipamentos ou tecnologias que possam oferecer melhor aproveitamento dos recursos naturais;
Produzir produtos com o mínimo possível de desperdício de matérias primas;
Utilizar materiais recicláveis;
Adota a logística reversa(quando for o caso)com a implantação de programas de pós-consumo;
Reaproveitamento de águas de chuva;
6. Destinação adequada aos resíduos
A destinação correta dos resíduos inicia com a preparação e organização adequada, e a separação do que possa vir a se material reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, coletores seletivos e empresas terceirizadas especializadas no descarte correto dos resíduos é fundamental para uma empresa que visa a sustentabilidade.
Artigo:


Comentários